10 de novembro de 2011

TRAIRI, 60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

                        HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
           
Segundo a historiadora Maria Pia de Sales, Trairi nasceu como aldeia em l608, com a chegada dos Pitiguaras às margens do rio Trairi. Entre o século XVI e a metade do século XVII, ainda se encontrava nesta mesma situação. No final do Século XVII, começaram a chegar portugueses que se estabeleceram, constituindo famílias.
A ocupação se intensifica no município em meados do século XVIII, quando os colonos Nicolau Tolentino, Marinheiro Cunha, Manuel Barbosa, Xavier de Sousa, João Verônica e Antônio Barros de Sousa estabeleceram fazendas na região.
O povoado é elevado a categoria de Vila e posteriormente a Município. A sua evolução política é marcada por uma trajetória repleta de instabilidades, sendo alvo de constantes alterações, onde, após ter chegado à condição de município, em novembro de 1863, tem essa condição suprimida e restaurada em várias ocasiões, vindo a ser restaurado definitivamente somente em 22 de novembro de 1951 e instalado em 25 de março de 1955 com o desmembramento do município de Paracuru.  
                                                      Bandeira do município de Trairi

                                                                 Praias de Trairi






Parabéns a todos os Trairienses pelas conquistas realizadas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário